SHORTS – Grande Júri

João Francisco Pinto é o Director de Informação e Programas dos Canais Portugueses da TDM, um cargo que ocupa desde 2005. Com uma carreira de mais de duas décadas, trabalhou como jornalista em vários jornais, rádios e em televisão. Actualmente é também presidente da Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau. No ano passado, foi eleito presidente do News Group da ABU (Asia Pacific Broacasting Union) para um mandato de três anos. João Francisco Pinto tem uma licenciatura em economia e vários cursos de jornalismo em Portugal, Macau e Estados Unidos. Membro da Comissão Organizadora


Julien Dykmans nasceu na Bélgica, é designer gráfico. Nos últimos doze anos tem trabalhado na indústria de produção de filmes e publicidade televisiva (TV), com equipas de produções de grandes sucessos fílmicos tais como, Harry Potter, Star Trek Beyond e Assassin’s Creed. Em 2006, produziu a sua primeira curta-metragem, O Caminho da Esperança. Querendo continuar na área de produção de filmes de animação, decidiu escrever e realizar a segunda curta-metragem A Valsa Mecânica, sendo também também animador e productor. Este filme foi premiado em vários países e foi o vencedor campeão do Sound & Image Challenge Festival 2015, com os prémios “Melhor Filme do Festival” e “Melhor Animação”. Foi convidado a participar no painel Grande Júri Sound & Image Challenge International Festival 2019 e em 2020, com a nova denominação Festival Internacional de Curtas de Macau.


Måns Berthas é um realizador de cinema, argumentista e director de fotografia sueco. Desde criança mostrou ter um grande interesse por cinema, literatura e música. Começou a realizar curtas-metragens com uma câmera VHS emprestada. Måns trabalhou com diferentes géneros cinematográficos e realizou vários documentários e curtas-metragens. Os seus filmes foram exibidos mais de 150 vezes e receberam mais de 30 prémios. O filme Bitchboy foi premiado com o “Melhor Filme do Festival e com a “ Melhor Ficção ” do Sound & Image Challenge International Festival 2017. Måns foi convidado para o Grande Júri do Sound & Image Challenge International Festival 2019. Em 2020, com a nova designação Festival Internacional de Curtas de Macau. Presentemente, encontra-se a terminar uma novo curta, Homem, 49, a trabalhar num documentário tipo longa-metragem e a terminar o primeiro argumento para uma longa-metragem.